Como manter o foco nos estudos em casa


Um dos maiores problemas dos meus seguidores (ah, a propósito, amo vocês ❤) é a quantidade de trabalhos e o tempo curto para realizá-los. As atividades, antes dadas em sala de aula, agora estão sendo feitas em casa.
E estão sendo dadas em dobro.
Parece que deu a louca nos professores. Passamos o dia inteiro fazendo coisas da escola, só pra não perder o tempo das férias recuperando matéria. Mas às vezes o problema não é com os professores.
Às vezes é conosco.
Não conseguimos focar nas tarefas e demoramos demais, tomando assim todo o tempo que poderíamos ter usado para fazer algo mais útil ao invés de ficar enrolando. Isso vivia acontecendo comigo, até que descobri algumas ferramentas para ajudar.
Vamos conferir?

1. Método pomodoro
Peraí, método quê?
Pomodoro é aquele cronômetro fofo em formato de tomate. Ele conta a cada 20 minutos. Por isso "método pomodoro".
Comece escolhendo uma tarefa e trabalhando nele por um pomodoro (20 minutos). Depois, descanse por 5 minutos e volte a trabalhar por mais 20. E então descanse novamente. Faça mais uma vez o trabalha-descansa-trabalha e pare por meia hora. Após, repita o ciclo se necessário.
Isso pode ser usado para revisão de conteúdo, para cumprir tarefas, entre outras coisas. É realmente útil e funciona de verdade. DICA: não use o celular no descanso, fique longe dele.

2. Estude logo antes de dormir
Como assim? Por que isso?
Porque o sono serve, entre muitas outras coisas, para processar informações e gravá-las na memória de longo prazo. Então, estude e, logo depois, tire um cochilo. Você vai se lembrar melhor de tudo.

3. Descubra qual é o seu método de aprendizagem.
Ah, então quer dizer que nem todo mundo aprende lendo textos de 80 páginas?
Isso! Eu, por exemplo, aprendo por audiovisual e ensinando também.
Se a sua memória é predominantemente visual, faça resumos coloridos. Use canetas diferentes, marca-textos, etc.
Se a sua memória é auditiva, escute música enquanto estuda. De preferência defina uma música sem letra pra cada assunto, e use a mesma música toda vez que for estudar aquilo.
Se sua memória é tátil, faça modelos de massinha de cada coisa. Tipo, um modelo do coração, com todas as suas veias e artérias, etc.
Se a sua memória é gustativa (sim, memória de gostos e sabores), estude comendo algo. Na hora da prova, lembre da comida e você vai lembrar do conteúdo.
E assim por diante!

Agora...

APPS PARA AJUDAR NOS ESTUDOS!!!
1. Agenda escolar
Eu uso este app há uns 3 anos, e me ajuda muito. Você cadastra os professores e matérias e monta o seu horário. A partir daí, você começa a registrar suas notas e ele mesmo calcula sua média. Ao mesmo tempo, ele põe lembretes das atividades por fazer, que você também registra. Pra quem pode, ele permite um dispositivo de gravação que pode fazer áudios da explicação do professor. Muito prático e fácil.
2. Forest - mantenha o foco
Este é bem criativo. A cada vez que você for estudar, ele planta uma árvore virtual. Você marca o tempo que quer usar, e a árvore vai crescer ao longo dele. Caso você saia do aplicativo ou use o celular para alguma coisa que não seja monitorar o crescimento da árvore, ela morre. Se a árvore crescer, ela é plantada no seu pomar e ele vai crescer até encher. Você pode também plantar árvores na vida real usando as moedas que ganha estudando.
3. Brainly
Este é realmente útil e você precisa ter. Nele, você pode ajudar e ser ajudado. Poste sua pergunta e ela será respondida por alguém em menos de 10 minutos. Responda dúvidas de outros também.
4. Photomath
Travou no meio da conta de fórmula de Bhaskara e não sabe onde errou? Terminou a equação e quer ver se está certa? Use o Photomath. Você tira a foto e ele resolve passo a passo pra você. Lembrando que é só pra corrigir resultados, se não você fica mal-acostumado e não sabe fazer na hora da prova.
5. Wattpad
Este app serve tanto para lazer quanto para estudo. Ele tem milhares de livros caseiros, contemporâneos e clássicos, nacionais e estrangeiros. Além disso, você pode escrever seus próprios livros, caso tenha uma história pra contar (e todo mundo tem), e após, publicá-lo omo livro físico. Filmes como A Barraca do Beijo e After vieram de livros publicados primeiramente na plataforma!
6. Youtube!
Isso mesmo que você acabou de ler! O Youtube contém muitas videoaulas, e a partir delas você pode aprender e revisar conteúdo.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Gosto muito de ler a opinião de vocês.
Se você vai seguir uma das dicas, poste uma foto no feed ou nos stories do Instagram e me marque: @blog40tena.
Amo vocês!💕
Até o próximo post!

Comentários